segunda-feira, 31 de maio de 2010

EVITANDO BIRRAS - COMO DAR LIMITES ?

Na verdade, não existe um manual da educação infantil. Quando tornamo-nos pais, normalmente utilizamos os modelos de educação que recebemos de nossos pais. Depois que o bebé nasce, cada uma das partes (pai / mãe) vivencia a sua própria infância novamente – seja esta de forma consciente ou inconsciente. Relembra-se de como os pais os educaram e tentam passar as boas coisas ao novo bebé e deixar de lado as coisas ruins. Mesmo com experiências diferentes, o limite sempre tem de ser dado à criança. Isso a ajudará posteriormente para o convívio social. Uma das formas é aprender a evitar as birras causadas pelas crianças. Nas lojas ou no supermercado, as crianças às vezes batem o pé, gritam e choram, pois querem alguma coisa e os pais não querem dar. Mas como fazer a criança entender que não pode? Os filhos escolhem estes lugares para fazer birra justamente porque sabem que ali é mais fácil de conseguir o que querem. Os pais se envergonham e não querem incomodar as outras pessoas do recinto com a choradeira. Então, acabam por ceder aos desejos da criança para que esta páre com a manha. Isso normalmente acontece desde cedo, quando a criança não tem como perceber a diferença entre a voz que comanda e a voz do pedido de negociação. A criança então testa as situações que lhe convém e entende que, se fizer birra em locais públicos, ela receberá aquilo que quer. O ponto principal é que, aquilo que a criança quer, não é necessário e nem essencial. Muitas vezes elas preferem também fazer birras para ganharem a atenção desejada, do que não terem nenhuma atenção. Os pais, ingenuamente, não acreditam que a criança está a manipulá-los para conseguir o que quer. Por outro lado, não se pode esquecer que a criança entre 2 e 5 anos está a se desenvolver e entender como o mundo social e os limites funcionam, mas não conseguem controlar-se emocionalmente. É imprescindível que os pais não sejam agressivos e tenham muita paciência.
Dicas úteis:
- Para evitar birras no restaurante ou supermercado, não leve-os a estes locais quando ele está cansado e preferiria dormir.
- Se for visitar amigos ou parentes, diga para seu filho levar um dos brinquedos prediletos. Assim, ele distrai-se e não atrapalha.
- Se o local onde se encontrem estiver cheio e agitado, não fique aí por muito tempo. A criança fica estressada e se irritará mais facilmente. Programas de adulto são para adulto: seu filho não conseguirá comportar-se por várias horas em uma actividade que não o interessa.
- Se tiver que chamar a atenço da criança, não o faça em público. Leve o para outro lugar e explique que não pode irritar ou magoar as outras pessoas. Não discurse, pois ela não ouvirá por muito tempo. Se o castigo for necessário, deve explicar o porquê da punição.
- Se a criança nunca for punida, ela entenderá que pode fazer o que quer. Mas nunca deixe de explicar o castigo! E uma segunda chance sempre pode acontecer.
- Se a criança se comporta bem, elogie-a.
Lembre-se: limite é necessário, mas sem agressividade.

Veja mais em: CRIANÇAS.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o sua opinião, sujestão, comentários...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...