domingo, 23 de outubro de 2011

Meu Bebê está com SAPINHO o que fazer?

Sapinho (candidíase oral) em bebês


Escrito para o BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Meu bebê está com placas brancas dentro da boca. O que pode ser isso?

Pode ser sapinho, uma infecção pelo fungo chamado Candida albicans. Aparecem manchas brancas na parte interna da bochecha, no céu da boca e às vezes na língua do bebê. É um problema mais comum em bebês de até 2 meses de idade, mas pode aparecer em crianças mais velhas também.

O fungo está presente no sistema digestivo de todo mundo, mas, quando há um desequilíbrio, essa presença se transforma em infecção. Os principais causadores desse desequilíbrio são mudanças hormonais ou o uso de antibióticos -- seja pelo bebê ou pela mãe, no caso de criança que mama no peito.

Como saber se é mesmo sapinho?

Se houver uma camada branca na língua do bebê, e em nenhum outro lugar, provavelmente é apenas resto de leite. As lesões da candidíase oral são mais comuns nas laterais da boca, e às vezes doem bastante. O primeiro sinal pode ser o fato de o bebê chorar quando mama ou quando chupa a chupeta. Outras vezes, porém, o bebê pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade, mas o aleitamento fica prejudicado.

Caso você desconfie que seu filho está com sapinho, procure as placas brancas características do problema. Lave bem as mãos, cubra o dedo com uma gaze e toque numa das lesões, para ver se ela sai. Muitas vezes ela não sai, mas, se sair, deixará uma área bem vermelha no local onde estava, e pode sangrar um pouco.

Como se trata a candidíase oral?

Consulte o pediatra se achar que seu filho está com sapinho. Ele pode receitar um medicamento antifúngico. A infecção leva até uma semana para ir embora. Às vezes os médicos recomendam a aplicação de uma pomada antifúngica nos mamilos da mulher caso ela esteja amamentando, para que a infecção não fique passando do bebê para a mãe e da mãe para o bebê.

Há alguma coisa que eu possa fazer para meu bebê não pegar sapinho?

Há bebês que simplesmente são mais suscetíveis que outros à ação do fungo. Há quem acredite que o problema seja causado pelo uso de chupetas ou de mamadeira; outros acham que a culpa é de sujeira no bico da mamadeira; para outras, ainda, o problema é causado pelo uso de chupetas ou bicos de mamadeira grandes demais para a boca do bebê. Mas bebês que só mamam no peito e que não usam chupeta também podem apresentar a candidíase oral

Alguns especialistas recomendam que se dê um pouco de água filtrada e fervida para o bebê (fria ou em temperatura ambiente) depois de cada mamada, para eliminar os resíduos de leite. A esterilização frequente de chupetas e mamadeiras também pode ajudar.

Os médicos também orientam as mães que amamentam a deixar os mamilos tomarem um pouco de ar entre as mamadas para evitar a micose, e a medida é especialmente importante quando já se está com a infecção -- a umidade é o ambiente ideal para a proliferação dos fungos.

Fique alerta para a candidíase se o bebê estiver tomando antibióticos -- e você também, no caso de amamentar. Os antibióticos matam as bactérias ruins, mas também as boas, que existem naturalmente no corpo. Isso pode favorecer o surgimento da infecção por cândida. A candidíase também pode ser vaginal, nas mulheres, além de afetar o bico do seio.

O sapinho é perigoso?

Não. O maior problema é a boca do bebê doer demais e ele não conseguir mamar, o que pode levar à desidratação. Nesses casos, o médico talvez receite uma dose de analgésico como o paracetamol para controlar a dor.

Você também precisa avisar o médico se a candidíase não estiver melhorando com o tratamento, ou se o bebê tiver febre de mais de 38 graus, o que pode indicar algum outro tipo de infecção.

Embora não tenha maior gravidade, a candidíase é muito doída, em todos os sentidos. É difícil ver o bebê com fome e chorando de dor para mamar. O consolo é que ela costuma passar rápido. Mime seu filho e siga direitinho as recomendações do médico para o controle da dor.

E mantenha o tratamento pelo tempo recomendado, mesmo que as lesões já tenham melhorado. Senão o problema pode voltar, e ninguém quer que isso aconteça.

do site: Babycenter









domingo, 16 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO - DIA DOS PROFESSORES



Fica aqui a nossa homenagem para todos esses que se fazem heróis em sua prática, construindo um mundo melhor através da educação.



Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
do site Pensador.Info

domingo, 9 de outubro de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O SEU BEBÊ

Conceito de Alimentação Saudável nos Primeiros Anos de Vida.
Carla Vasconcelos e Ana Valente – Nutricionistas



“Nas primeiras etapas da vida da criança, os pais e os profissionais de saúde estabelecem e controlam o que ela deve comer.”
“Ao chegar à adolescência, são os amigos, a publicidade e o ambiente que mais influenciam a sua alimentação.”
“Passada esta fase, as preferências e os hábitos inicialmente estabelecidos podem ser retomados.”

Por isso: 

• São muito importantes todos os esforços para o estabelecimento de regras e hábitos alimentares saudáveis durante a infância.
• Uma Alimentação Saudável não se ensina do ponto de vista teórico. Ela tem que ser vivida, na prática, por toda a família e pessoas próximas.
• Os pais são o espelho dos filhos.

O que é a Alimentação Saudável?

A Alimentação Saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos escolhidos pela sua
qualidade nutricional e higiênica, submetidos a benéficas manipulações culinárias. (Emílio Peres, in “Saber comer para melhor viver”)

O que são os alimentos ?

São substâncias usadas para alimentar os seres vivos ao longo da sua vida e que fornecem todos os nutrientes necessários para:
  • produção de energia;
  • funcionamento correto do organismo;
  • formação, crescimento e reparação do corpo;
O que são os Nutrientes?

São substâncias que existem nos alimentos que fornecem compostos essenciais ao nosso organismo.
Os alimentos fornecem 7 grupos de nutrientes:
  • Proteínas
  • Hidratos de carbono
  • Gorduras
  • Vitaminas
  • Minerais
  • Água
  • Fibra
Proteínas
As Proteínas são substâncias que entram na composição dos alimentos e que servem para construir e reparar os tecidos do corpo humano (músculos, tendões, ossos, pele). Elas são indispensáveis para o crescimento.
Continua.... 

Baixe o texto completo clicando aqui


Baixado do SCRIBD em 09/11/2011

sábado, 8 de outubro de 2011

EDUCADOR NOTA 10


Estão abertas as inscrições para o evento promovido pelo Compromisso Campinas Pela Educação EDUCADOR NOTA 10, destinado aos educadores da rede pública de Campinas.  O Evento será realizado no dia 22 de outubro de 2011 das 8:30 às15 horas no Sesi Amoreiras (Avenida Amoreiras, 450 Campinas-SP).

 
Na programação terá:
  • Debate com Rubem Alves
  • Workshop Aula Nota 10 - Técnicas - Didáticas com a Fundação LEMANN
  • Oficina de Contação de Histórias
  • Divulgação dos vencedores do prêmio "Ler um livro para ler o mundo"
  • Atividades de saúde e bem-estar
  • Apresentação do Coral da Bosch
  • Recreação infantil
  • Sorteio de brindes
Não percam, inscrições até dia 20 de outubro através do e-mail  atendimento@compromissocamppinas.org.br
(vagas limitadas / haverá distribuição de senhas para as atividades)







domingo, 2 de outubro de 2011

ALEITAMENTO MATERNO



VANTAGENS PARA O BEBÊ 

A amamentação supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio .

O leite materno é alimento completo porque:
  • Contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê;
  • Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite;
  • O leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal.
  • Não existe leite fraco;
  • É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.
O leite materno dá proteção contra doenças porque:
  • Só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças;
  • O bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar. O cocô geralmente é mole.
O leite materno é limpo e pronto:
  • Não apanha sujeira como a mamadeira;
  • Está pronto a qualquer hora, na temperatura certa para o bebê;
  • Não precisa ser comprado.
Dar de mamar é um ato de amor e carinho:
  • Faz o bebê sentir-se querido, seguro. 

Dar de mamar ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala.

Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalhos científicos identificam que essas crianças são mais inteligentes.

Ele é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade. 


Negra Amamentando


Este trecho foi retirado do álbum seriado "PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO",  produzido pela UNICEF em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal. Vale a pena conferir todo o conteúdo do album e saber mais sobre o aleitamento materno

A importância do leite Materno

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...